terça-feira, outubro 17, 2006

Capacidade e vontade

Confesso que por vezes tenho dificuldade em entender exactamente onde situar Paulo Gorjão. Isto apesar de, paulatinamente, começar a perceber por que razão o Arte da Fuga coloca o Bloguítica na coluna das «Fugas de Esquerda».
Hoje PG pergunta-nos isto, a propósito da defesa dos direitos humanos em Angola: «A mesma imprensa que criticou Sócrates severamente não deveria criticar igualmente Amorim?».
E, desta comparação inusitada entre um primeiro-ministro e um empresário, parte para a resposta: «Sejamos claros. Portugal não tem qualquer capacidade de contribuir para o respeito pelos direitos humanos em Angola. Nem Portugal, nem qualquer outro Estado ou instituição internacional. Por uma razão muito simples: o petróleo dá ao regime angolano uma capacidade negocial e financeira que o põe a coberto de pressões políticas». Ou seja, PG confunde capacidade com vontade. E eliminando a capacidade oferece-nos, como fait accompli, o resultado. Deduzimos, portanto, que a imprensa não deveria era ter criticado Sócrates porque temos de assumir a nossa condição de títeres nas mãos das petrolíferas.
Ora bem: As atitudes dos empresários são penalizadas pelos seus stakeholders e clientes, as atitudes de um Governo pelos seus eleitores. E a comunicação social tem um papel obrigatório de alerta e vigilância muito diferente neste último caso.
Que PG, no mesmo post, defenda Sócrates, critique a imprensa que todos os dias mostra não compreender e abdique da defesa dos direitos humanos é um acumular de malentendidos.