domingo, julho 08, 2007

Crónica da boa educação

Como bom conservador que se preza sou pouco crente na humanidade e prezo muito a boa educação e uma boa dose de protocolos na organização social. A prática de uma certa ordem parece-me ser a única forma de pontualmente não ficarmos ao molho entalados na porta de um elevador. Por exemplo: senhoras, sempre primeiro. Com esta regra dei-me mal na infância, já que tenho três irmãs mais novas, que sempre quando podiam abusavam do seu estatuto. Talvez como vingança às arbitrariedades tantas vezes infringidas pelo meu sarcasmo e força bruta. Pior era quando ficava com um fim de tarde estragado, uma peladinha de rua interrompida, para ir buscar uma das petizas à casa da amiga em Cascos de Rolha...
De notar que fiquei com a lição bem estudada: senhoras e mais velhos sempre primeiro, num cómodo lugar de autocarro ou no atravessar de alguma porta ou caminho estreito. Quantas vezes, uma senhora de humilde condição, nas zonas de serviço dos hotéis por onde passei, se surpreendeu com a inquestionável precedência que eu lhe atribuía, fosse à chegada ao refeitório ou para entrar num elevador de serviço. Nunca cedi, com respeito ao princípio que tão duramente me foi incutido.
Na rua, um dia a minha avó ensinou-me que um homem acompanha uma senhora do lado de fora do passeio, atribuindo-me um estatuto de "príncipe protector", de alguma ameaça que viesse do asfalto ou da calçada (e se o pilantra atacasse por um qualquer vão de escada?). Por vezes imaginava até onde iria a minha valentia, se tivesse que pôr em prática os meus galhardos dotes físicos na defesa da minha dama de circunstância.
Confesso que às vezes é difícil aplicar uma regra e evitar o equívoco. Tudo era fácil e claro quando eu era mais jovem: toda a gente me passava à frente. Hoje, quarentão, quantas vezes no edifício de escritórios onde trabalho, hesito passar à frente de algum executivo de fato engomado e cabelo grisalho, criando-se facilmente uma embaraçosa e interminável indecisão... Até que um qualquer jovem insolente com desprezo por estes rituais, descomplexadamente nos passa, tomando-nos despudoradamente o disputado lugar. Quantas vezes no comboio me aconteceu, enquanto hesitava sentar-me no precioso assento, perscrutando por uma última vez um candidato mais necessitado, ser surpreendido por uma qualquer jovem pré adolescente gananciosamente tomando o lugar. E quanto vale aquela tão aprazível meia hora de comboio sentado a ler um bom livro até ao Cais do Sodré...
Trabalhei mais de vinte anos na hotelaria, em tempos colaborei com o MNE, ajudei a organizar Cimeiras de Estado, e serei por certo o último a questionar a eficiência dum bom Protocolo. Mas é cá mais “em baixo”, na terra de todos os dias, na estrada, nas escadarias do meu prédio, no almoço de trabalho, numa qualquer solenidade familiar, que todos os negros equívocos e incontidos caprichos se podem revelar desastrosos para a harmonia social. Dar a primazia ao outro, na condição do respeito mútuo, são, sem dúvida, códigos de comportamentos “ortopédicos”, mas os únicos possíveis. São os que efectivamente nos podem ajudar a disciplinar e reprimir mesquinhos impulsos sentimentais ou de poder. Que ordenam e regulam os nossos instintos mais primários, quantas vezes inexplicavelmente destrutivos e violentos. Em última análise, é a preponderância da civilização... de um frágil verniz que evitará que os convivas se atirem selvaticamente ao último croquete, deixando a mão do primeiro trespassada por 13 vorazes garfos. Como seria de esperar que acontecesse com uma pequena comunidade numa qualquer caverna em Neandertal com um pernil de javali. Mas isso era só antigamente...

Etiquetas: