sábado, julho 07, 2007

Mais livros

Caro João Távora,
Está desculpado. Não é trabalheira nenhuma escrever sobre livros que vou lendo conforme me dá na real gana, seja porque estão disponíveis na biblioteca do meu bairro ou porque me são emprestados por amigos e que devolvo sempre rigorosa e pontualmente. Vou comprando alguns, claro, alguns por curiosidade, outros pelos temas, por quem os escreve e muitos sem razão aparente. Bem vistas as coisas, não é preciso haver razão para tudo. Acho mesmo que "O guia dos 50 melhores fins-de- semana" que encontrei há pouco no quiosque, estava ali à minha espera. No fim de contas, também é um livro, com páginas lindíssimas de fantasia(s) e locais de encantar.
Então aqui ficam alguns livros que li ultimamente, o que pode significar há mesmo algum tempo e, como pode constatar, pouco têm em comum:

De Manuel Vázquez Montalbán, um dos meus autores policiais (e não só) favoritos, já falecido, os seus últimos livros: Milénio I - Rumo a Cabul e Milénio II - Nos Antípodas.
De José Luís Pinto de Sá, o livro de memórias "Conquistadores de Almas" da Guerra e Paz, sobre as sua militância maoísta durante as crises académicas de finais dos anos 60, princípios de 70.
O último livro do sociólogo José Machado Pais "Nos Rastos da Solidão", importante para perceber outras formas de vida com as quais nos cruzamos na rua sem as olhar: os sem-abrigo , os bêbados, os vagabundos, os doentes mentais, os idosos, todos solitários.
Com Alain de Botton andamos nos aeroportos por esse mundo fora com o livro "A arte de viajar".
De Patrick Wilcken, "Império à deriva", um livro sobre a presença da corte portuguesa no Brasil entre 1808 e 1821. Absolutamente delicioso e muito bem documentado.
Para o João Miguel Almeida e Fernando Martins do Amigo do Povo, Luis Carmelo, Luís Aguiar-Conraria do Destreza das Dúvidas e ao Gato Maltês, não querem escrever alguma coisa sobre alguns dos vossos livros? Tenham paciência.
(Imagem: Tom Hunter- Woman Reading Possession Order- Saatchi Gallery)