sábado, julho 07, 2007

Por uma Ordem de Jornalistas

O Daniel Oliveira é daqueles cidadãos que tem opinião sobre tudo. E expressa as suas opiniões sempre em termos muito veementes, parecendo permanentemente indignado com o mundo. Não acho nada de mal nisso, antes pelo contrário: num país em que as pessoas se habituaram a falar em surdina e a não emitirem opiniões desassombradas, reconheço-lhe desde logo o mérito de dizer alto e bom som o que pensa. Podemos concordar ou discordar, mas sabemos o que dali vem.
Neste caso, estou em franco desacordo. Nos seus habituais termos muito categóricos, insurgiu-se o Daniel no Arrastão sobre a possibilidade de vir a ser constituída uma Ordem de Jornalistas. Oh, horror! Oh, sacrilégio! Todas as profissões podem ter ordens que as representem e se constituam em parceiros sociais perante o poder político. Os advogados, os arquitectos, os engenheiros, os farmacêuticos, os enfermeiros, os psicólogos, os engenheiros, sei lá que mais. Só aos jornalistas isso deve ser interdito, proclama o Daniel. E então porquê? Porque há 15 anos houve um referendo à classe que chumbou essa perspectiva. E porque os jornalistas não são profissionais liberais.
Lamento, Daniel, mas nenhum destes argumentos colhe. Um referendo há 15 anos deve bloquear ad eternum uma decisão? Lembra-te só: de então para cá quanta coisa mudou no mundo? E não eras tu próprio que defendias, com o vigor do costume, que o referendo que chumbou o aborto em 1998 não tinha carácter vitalício? Tanto assim era que este ano o eleitorado português decidiu em sentido contrário. Acredita que um novo referendo aos jornalistas produziria hoje resultados bem diferentes...
Dizes também que os jornalistas não podem ter Ordem por não serem profissionais liberais. Desculpa lá, mas não pode haver argumento mais esfarrapado. Tu acreditas que os engenheiros & advogados & e arquitectos & médicos & enfermeiros & psicólogos inscritos nas respectivas ordens profissionais, e por elas representados, são na sua esmagadora maioria profissionais liberais? Deixa-me rir, meu caro.
Os jornalistas precisam de uma Ordem precisamente para que nenhum governo (n)os tente meter "na ordem". Temos um código deontológico que só por uma ordem profissional deve ser aferido - não por nenhuma estrutura administrativa parcialmente tutelada pelo Governo, como José Sócrates pretende instituir, concretizando o que nenhum Executivo anterior ao dele se atreveu a fazer. E precisamos de uma Ordem para pôr ordem - sim, ordem - no acesso à profissão, que hoje se assemelha a um albergue espanhol: não há cão nem gato sem carteira de "jornalista".