sexta-feira, julho 06, 2007

Outros retratos

Jaime Nogueira Pinto vai lançar António de Oliveira Salazar - O Outro Retrato (da Esfera dos Livros) daqui a uns dias. Na sinopse da obra pode ler-se: "Eu tinha 22 anos quando Salazar abandonou o governo, em 27 de Setembro de 1968, e 24 quando ele morreu, em 27 de Julho de 1970. (…) Na memória tenho aquela voz característica, com convicção mas ainda clerical e guardando sempre um fundo de pronúncia beirã. Durante 40 anos, António de Oliveira Salazar comandou os destinos de Portugal. Mais de três décadas após a sua morte, o seu nome continua a suscitar polémica. Defendido por uns, acusado por outros, idolatrado ou odiado, símbolo de uma época de ouro recordada com saudade ou da estagnação e do 'atraso português'?"
Não vou poder estar no dia 10, às 18h30, na Biblioteca Universitária João Paulo II na Universidade Católica, porque nessa altura estarei longe, a gozar férias. No regresso, compro de certeza o livro.
Entretanto, O Futuro Presente, o blogue de JNP, Nuno Rogeiro, António Marques Bessa, Bernardo Calheiros e de Miguel e Diogo Freitas da Costa, passa a constar da nossa barra lateral.