terça-feira, julho 18, 2006

Até quando?

Feliciano Varela tem 56 anos. Ao início da tarde de ontem disparou vários tiros contra a mulher e as filhas. Por sorte, não acertou. Francisca Varela Fernandes tinha antes apresentado queixa na GNR contra o marido, por este a ter ameçado com uma faca. Foi-lhe dito, segundo a própria, que nada podiam fazer porque o marido não tinha "cometido nenhum crime".
Também ontem, para os lados de Bragança, um montenegrino alvejou com seis tiros uma mulher de 40 anos, com quem, diz-se, havia tido uma relação amorosa. Também esta vítima tinha já apresentado queixas na GNR contra o agressor, por tentativa de rapto. Também esta mulher se viu sozinha, à mercê de um homem que não lhe queria bem.
Até quando a GNR vai fechar os olhos às queixas de mulheres em perigo? Do que esperam para actuar? Que as mulheres sejam alvejadas? Mortas? Violadas? Espancadas?
Será que não vêem que a estes casos não se aplica o ditado Entre marido e mulher não se põe a colher? Trata-se simplesmente de um ataque ou iminente ataque de um ser humano a outro ser humano. Até quando?