sexta-feira, julho 27, 2007

... esse grande escultor

O Luís Filipe Menezes que vi hoje entrevistado por José Alberto Carvalho no Telejornal surpreendeu-me. Sou obrigada a admitir que, durante estes anos em que não reparei nele, o senhor melhorou o discurso, a pose, a atitude (embora falte ainda trabalhar a gravata, sempre acinzentada). Se calhar vencer as eleições no PSD e se fizer o que disse (uma moção de censura por causa das manifestações de sindicatos e funcionários públicos, por exemplo), o partido terá um líder que vai dar muito trabalho ao governo.
As eleições no PSD têm sempre algum grau de imprevisibilidade, e só por isso, e pela subida de Sócrates nos barómetros de opinião, a vitória de Marques Mendes não são favas contadas. O problema é que, daqui até às directas, as expectativas para a liderança em 2009 podem pesar mais do que a vontade de construir uma oposição aguerrida.
Apesar de isto não ser justo para Marques Mendes - que teve nas eleições de Lisboa o seu único erro sério - muitos sociais-democratas preferem despachá-lo em 2009 do que correr o risco de eleger alguém que, daqui a dois anos, não vai educadamente ceder o lugar.