sexta-feira, julho 27, 2007

Porque hoje é sexta-feira


As mulheres deixam-se conquistar facilmente pelos homens que as fazem rir, mas o inverso, em regra, não é verdadeiro. Para eles, nada como trocar umas boas gargalhadas entre compinchas, de preferência numa daquelas rodas de amigos em que mulher não entra. Percebe-se. Afinal, o prazer de rir entre companheiros precede, na vida deles, o de gozar a companhia das mulheres, pois remonta ao tempo em que ainda as olhavam cheios de reserva, a pensar: “Mas afinal, para que é que elas servem? Nem sequer sabem jogar à bola...”
Nesses verdes anos, do outro lado da barricada, bem os víamos agitados, desajeitados, esganiçados, parvos, mas muito cúmplices. Às vezes eu ficava a observá-los, meio ressentida com a sua autosuficiência, cheia de vontade de pertencer também à irmandade da carica, porque sentia que eles tinham mais capacidade de se divertir uns com os outros do que nós.
Será isto que nos atrai quando nos fazem rir? Esta sensação de redenção? A aventura finalmente consentida de nos rirmos com as suas piadas? Às vezes tão parvas, mas mesmo tão parvas que até parece que no instante seguinte ainda nos arriscamos a que eles nos convidem para ir ali para o passeio da rua jogar ao bilas...