domingo, maio 27, 2007

À volta do mundo




Sim, Pedro,
Os Tugas são tudo isso, mas não são os piores turistas do mundo. Esses são quem? Os franceses, considerados os visitantes menos desejados nos hotéis da Europa, seguidos pelos indianos, chineses, russos e britânicos. Como vê, não figuramos na lista. Suponho que nos dediquemos sobretudo ao "mercado interno" porque lá fora até nem fazemos má figura.
A fazer fé no estudo da agência de viagens britânica Expedia, "os mais mal vestidos, contudo, são os americanos, britânicos e alemães, que insistem em usar sandálias com meias. Os melhores turistas do mundo são os japoneses, pela sua organização e bons e modos.
Seguem-se os americanos, pelo esforço em aprender a língua local, logo seguidos pelos suíços, considerados discretos e atenciosos.
Os italianos, franceses e espanhóis foram considerados os mais elegantes, muito embora os primeiros tenham sido considerados demasiado barulhentos.
Os alemães são conhecidos por arrumarem os quartos antes mesmo das empregadas chegarem, mas são os mais avarentos no que toca às gorjetas."
Acredito nisto tudo, mas parece-me que o estudo não abrange Lloret del Mar (Catalunha), onde os finalistas portugueses (do secundário) deixaram muito poucas saudades por onde andaram.
Notícia Portugal Diário