quinta-feira, janeiro 18, 2007

Pequenos portugueses

Concordo com algumas apreensões manifestadas pelo Francisco e pelo Pedro, quanto ao que emerge das votações populares para o bem sucedido "festival" Grandes Portugueses da RTP. Nunca vi o dito programa, e quando tentei há umas semanas dar o meu voto na respectiva página da rede, o sistema dava erro e as minhas intenções foram goradas. No entanto, longe de me parecer uma “parvoíce”, reconheço virtudes na iniciativa: já por diversas vezes, seja no refeitório do pessoal, aqui onde trabalho, seja no comboio ou no metro que frequento diariamente, testemunhei, vindo de modestas personagens, interessantes comentários, ironias e conversas que me surpreenderam pela oportunidade e sageza. Não nego a trágica e profunda ignorância que grassa transversalmente a todas as “classes sociais” ou "segmentos de mercado", como é uso agora designar-se. Mas que o programa Grandes Portugueses atira uma pedrada ao charco, e produz efeitos na curiosidade e atenção do português comum sobre a história que o precede, isso parece-me inegável e benévolo.
Finalmente, acredito que é decisivo para o progresso da nossa civilização que cada cidadão entenda a relação que o seu presente tem com a história, com o percurso e feitos dos seus avós, dos mais prosaicos aos mais heróicos. O que me deixa bastante apreensivo e descrente quanto ao futuro do nosso país.