sexta-feira, janeiro 12, 2007

Portugal ao espelho

Por ironia da ordem alfabética, um tal Hélio Pestana, de 21 anos, surge entre os nomes ilustres de Gil Vicente e do Infante D. Henrique na lista dos cem grandes portugueses divulgada pela RTP, a partir de uma votação efectuada pelos espectadores do canal. Em que se distinguiu o menino? A televisão pública esclarece: “Actor de novelas da TVI.” É um perfeito sinal dos tempos: a hierarquia dos valores dilui-se na espuma mediática e na progressiva falta de memória, aliás encorajada de vários quadrantes. E se esta escolha ainda pode ser justificada pela militante devoção do clube de fãs do imberbe actor, já os paizinhos e avozinhos desses putos, mesmo com idade para terem juízo, fizeram escolhas quase tão disparatadas como aquela.
Exagero? Talvez não. Este “top cem” inclui António Variações, Catarina Eufémia, Cristiano Ronaldo, a fadista Mariza, Ricardo Araújo Pereira e o general Vasco Gonçalves, além da obscura Maria do Carmo Seabra, que foi ministra da Educação no efémero Executivo de Santana Lopes – escolha que pede meças a qualquer sketch dos Gatos Fedorentos.
Devemos, no entanto, estar gratos a esta iniciativa da RTP. Por nos mostrar que Portugal os portugueses gostam de ver quando se olham ao espelho. O Portugal autoritário de Salazar e de Cunhal – ao que consta, as duas figuras mais votadas. O Portugal mítico da Padeira de Aljubarrota, o Portugal beato da Irmã Lúcia, o Portugal temente do médico Sousa Martins, o Portugal pícaro de Bocage, o Portugal vermelho de Otelo, o Portugal suicida de Florbela Espanca, o Portugal boçalóide de Alberto João Jardim, o Portugal da bola-à-flor-da-relva de Vítor Baía, o Portugal sem passado de José Sócrates (todos também votados). Um Portugal sem o Infante D. Pedro, sem Verney, sem Herculano, sem Camilo, sem Antero, sem Columbano, sem Serpa Pinto, sem Mouzinho, sem Sidónio, sem Amadeo, sem Aquilino, sem Duarte Pacheco, sem Lopes-Graça, sem Manoel de Oliveira, sem Eanes, sem Agustina (todos omitidos).
Há 20 anos, esta lista incluiria Linda de Suza. Hoje inclui o Hélio. Está certo: graças aos “fundos estruturais”, a “mala de cartão” deu lugar aos “morangos com açúcar”. Mudámos nisto. No resto, continuamos como dantes, como sempre.
Irreformáveis.