Quem dá e volta a tirar...
...ao Inferno vai parar. Ora não me parece bem que a Universidade de Compostela venha agora chatear a nossa Universidade de Coimbra (de onde sou natural, já agora confesso) para que retire o Honoris Causa com que agraciou o Generalíssimo. Eu arrumo esta distinção da Honoris Coisa na mesma gaveta das comendas e das medalhinhas atribuídas pelos altos poderes da Nação a todo o bicho vivente.
No fundo, esta cangalhada é o equivalente às tacinhas de casquinha com menções honrosas em torneios de caça, pesca e sueca, espalhadas pelas colectividades deste País fora.
Tentar limpar consciências com demonstrações de lavagem do Passado não leva a lugar algum. Pelo contrário, ainda vai por aí começar a desenrolar uma meada de nomes, todos eles igualmente sinistros, que levaram com farpelas nos ombros ao som das palminhas nos anfiteatros deste circo que é a nossa vida pública.
O que está feito, está feito. A História não apagará um gesto com outro. Nem uma mão lava outra mão, em especial quando pertencem a pessoas diferentes.