quarta-feira, outubro 18, 2006

Portugueses, pequenos e médios (I) Yussuf Silva

As crónicas são escassas em relação a este Yussuf Silva, um dos primeiros portugueses pequenos e médios de que há memória. Yussuf foi português apenas por breves instantes e de forma relutante.
Diz a lenda que o cavaleiro Martim Moniz morreu entalado no cerco de Lisboa, num acto de heroísmo que o próprio monarca, D. Afonso Henriques, viria a elogiar. Quanto às circunstâncias da morte, o entalamento parece ser lendário, embora seja verdadeiro o heroísmo.
Na porta dos mouros ficou de facto entalado Yussuf Silva, um mouro de Lisboa que trabalhava como porteiro num importante clube nocturno na zona dos arrebaldes hoje conhecida por Intendente. Espero que não escape esta ironia de um porteiro morrer entalado na porta que tentava fechar.
Sendo forte, Yussuf foi chamado pelo sultão, que lhe explicou a situação estratégica: um exército cristão dirigia-se a Lisboa e, por mar, avançava uma esquadra da Segunda Cruzada. “Tens de defender a chamada porta dos mouros”, disse o sultão, “afinal, isto é uma invasão de emigrantes ilegais”.
Para Yussuf, a situação representava um problema, pois estes indocumentados tendem a competir por empregos mal pagos, como o seu.
Nas primeiras semanas, a defesa de Lisboa funcionou de forma competente, até se instalar a situação do fog of war (a confusão total) na porta dos mouros, onde estava Yussuf Silva. Sabe-se apenas que, naquele momento, os cruzados europeus estavam a discutir os termos de uma nova directiva sobre a qualidade da manteiga. E, como falavam mais de 22 línguas, a estratégia era atrasada pela tradução simultânea. Desta vez, foi tudo rápido. A porta era pesada e fechou-se sobre o pobre Yussuf, que não fugiu a tempo. Não há provas irrefutáveis de que Martim Moniz tenha ficado igualmente entalado. Os dois? É apenas uma possibilidade, que nenhum historiador deve descartar.
A rendição ocorreu pouco depois, antes do pobre Yussuf morrer dos ferimentos, portanto, tecnicamente, o mouro do futuro Intendente foi português durante alguns minutos.