ATV Memória
Todos os meses, essa entidade chamada ATV - Associação de Telespectadores elege a lista dos seus melhores e piores programas televisivos. O Público, gentilmente, imprime-a e partilha connosco a opinião dos senhores.
Ao ler hoje as escolhas da associação no jornal, entende-se que esses senhores são provavelmente velhinhos reformados mas com excelente memória e, quase certo, ex-funcionários da TOBIS durante o Estado Novo.
Querem provas? Para eles, o Gato Fedorento está «a anos luz» da rábula da Guerra de Raul Solnado e os «textos paupérrimos a raiar a indigência» do Câmara Café longe «dos êxitos eternos da filmografia dos anos 40, dos Vascos Santanas e Antónios Silvas» (Fica finalmente explicada, com esta pluralidade, terem ambos conseguido participar em tantos filmes).
A parte boa é que a ATV não tem papas na língua (longe no entanto da insuperável Beatriz Costa): «Para a SIC os telespectadores são tão-somente idiotas», a TVI tem no ar «um atentado à dignidade humana» pejada de «obscenidade gratuita» e etc.
Duvido que alguém em qualquer dos canais dê qualquer relevo a estas opiniões. Mas pronto, eles existem. E, pelo menos, estão ocupados com qualquer coisa, em lugar de andar aí nos bancos de jardim a alimentar pombos.