sexta-feira, junho 16, 2006

O ópio do povo (16)

1. Já tenho, até ao momento, a minha selecção favorita (além da portuguesa, claro). É a da Inglaterra. Gostei muito de ver jogar ontem os ingleses contra Trindade e Tobago, uma equipa que só se preocupava em jogar à defesa - tanto que chegava a ter dez jogadores atrás da linha da bola. Longe do estilo geométrico, previsível e "chato" de outros tempos, os ingleses mostraram como se joga (vitória por 2-0). Terry, Ashley Cole, Beckham, Lampard, Joe Cole, Rooney e Peter Crouch são sérios candidatos à vitória do torneio. A ver vamos.
2. Os detractores crónicos da selecção portuguesa haviam de ter visto o Holanda-Costa do Marfim de hoje. Os holandeses ganharam à tangente, mas apanharam um valente susto. E passaram a última meia hora a despejar bolas da sua área. Se a equipa africana tivesse maior maturidade táctica, o resultado teria sido bem diferente. Portugal, apesar de tudo, fez bem melhor contra Angola.
3. A SIC gaba-se de transmitir em sinal aberto os "jogos decisivos" deste Mundial. Mas para muitos milhares de brasileiros e angolanos residentes em Portugal - sem possibilidade de acederem à TV Cabo por motivos económicos - tanto o Brasil-Croácia como o Angola-México de hoje eram jogos decisivos. E não passaram em sinal aberto. Nenhuma destas comunidades imigrantes merecia tamanha injustiça. Sobretudo o Angola-México - equipas pertencentes ao grupo de Portugal - deveria ter sido exibido para o maior número possível de espectadores entre nós. Infelizmente alguns programadores continuam a ter vistas demasiado curtas...