sexta-feira, junho 16, 2006

As palavras dos outros

- "Antes de Fidel chegar ao poder, Cuba e Chile tinham níveis de vida semelhantes. Quando Chiang Kai-Shek chegou a Taiwan, a ilha era menos desenvolvida do que a China Continental. Antes da guerra da Coreia, não havia diferenças substanciais entre o Sul e o Norte."
- "Afinal a globalização não é simplesmente uma consequência da liberdade? Ser contra a globalização só pode significar 'proibir' coisas. Proibir é sempre limitar a liberdade."
- "A limitação da pobreza a níveis residuais, o bem-estar generalizado e a segurança social só conseguiram alguma eficácia nas melhores democracias capitalistas."
- Um jornalista de más causas apenas causa mau jornalismo."
- "As fábricas têxteis portuguesas não são competitivas porque já somos demasiado ricos. Se os portugueses ainda ganhassem a mesma jorna que os chineses, as empresas têxteis não se iam embora."
- Luís Filipe Menezes quer um partido de centro-esquerda e social-democrata. Não há por aí ninguém que lhe mande uma ficha de adesão ao Partido Socialista?"
- Ana Gomes profetiza: 'Tomem nota. Paulo Pedroso vai ser um dia primeiro-ministro de Portugal. (...) Mas que grande profecia. Faço outra: ao fim de um mês de Paulo Pedroso como primeiro-ministro, Herman José dissolverá a Assembleia da República e convocará eleições antecipadas."
(João Caetano Dias, Jaquinzinhos. Edição O Espírito das Leis, 2006)