quinta-feira, junho 15, 2006

O ópio do povo (15)

1. Vi ontem a primeira parte do Arábia Saudita-Tunísia (empate 2-2). Achei aquilo confrangedor: há jogos na nossa Liga de Honra com melhor qualidade técnica. No próximo Mundial, a FIFA fará bem em reduzir para 18 o número de selecções participantes na fase final. Para evitar vergonhas destas.
2. Vi também a segunda parte do Alemanha-Polónia (vitória germânica por 1-0). Jogo aberto, à moda antiga. Excessivamente violento por parte dos polacos, que chegaram ao fim só com dez jogadores. No último quarto de hora foi notória a "tremideira" junto da baliza polaca perante a investida alemã, com duas bolas consecutivas ao poste. Já no prolongamento, o merecido golo do triunfo. Marcado pelo veterano Neuville, de 33 anos. Este parece ser o campeonato dos trintões...
3. Os eternos detractores de Scolari, com Miguel Sousa Tavares à cabeça, começam a ficar sem argumentos face aos resultados registados pela Suécia (0-0 contra Trindade e Tobago), a Inglaterra (1-0 contra o Paraguai), o Brasil (1-0 contra a Croácia) e a França (0-0 contra a Suíça). Perante números destes, a vitória tangencial de Portugal contra Angola só pode ser considerada "normal".
4. Ainda o Portugal-Angola: impressionante o número de angolanos que cantaram o hino português antes do jogo, fazendo coro com os nossos compatriotas no estádio de Colónia. Não pode haver melhor demonstração dos laços fraternais que nos unem. Muito mais fortes do que os fantasmas da História.