domingo, fevereiro 10, 2008

E o céu aqui tão perto

Afinal, há pelo menos um lugar onde fumadores e não fumadores podem partilhar uma refeição em harmonioso e pacífico convívio, sem que o mínimo odor perturbe até o mais intransigente olfacto. Esse lugar chama-se Tertúlia do Paço, um restaurante ao qual o jornal Sol chamou recentemente «mariscaria», suscitando um interessante debate à mesa sobre se a palavra existiria ou não, o qual divagou depois para as consequências babélicas do acordo ortográfico.
Ali, em pleno centro de Telheiras, é possível comermos um leitão que alguns comensais louvaram como o melhor da sua vida e um polvo que outros ainda asseguraram ser o melhor de Lisboa. E também, é evidente, marisco. Tão fresquinho e vigoroso no seu aquário que fui incapaz de ceifar-lhes a vida.
No entanto, o que mais me fascinou foi mesmo o sistema de exaustão. Uma dúzia de fumadores em volta das mesas e nem por isso os que não o eram sentiram qualquer incómodo que fosse. Era como se o fumo simplesmente se volatilizasse logo que expirado, sugado pelas invisíveis (e silenciosas) maquinetas. A paz entre os Homens afinal é possível. Acreditem no que vos digo. E quando precisarem de conciliar gregos e troianos, fundamentalistas ou não, recordem este meu conselho e agradeçam-me o amor que vos dedico.

Etiquetas: