quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Dez notas sobre a Super Terça-Feira


1. Confirma-se: estas são as primárias americanas mais emocionantes de que me lembro. Há 80 anos que não havia uma corrida à Casa Branca tão aberta, tanto no campo republicano como entre os democratas. Pela simples razão de que 1928 foi a última data em que nem um presidente em funções nem um vice-presidente cessante se apresentou a eleições.
2. Grande afluência às urnas, para os padrões americanos. Sintomático.
3. Do lado republicano, tornou-se ainda mais evidente o predomínio de John McCain. Contra muitas sondagens iniciais, contra muitos "líderes de opinião" e contra o poder dos cifrões. Com vitórias, bem emblemáticas, nos mega-Estados de Nova Iorque e Califórnia.
4. Mitt Romney, o candidato que mais milhões de dólares gastou na campanha republicana, teve um desempenho medíocre. O que livra McCain de possíveis ultimatos da chamada "direita evangélica", que Romney representa.
5. Mike Huckabee, partindo de uma posição quase marginal, conseguiu vitórias na Geórgia, no Arkansas (o seu Estado), Alabama, Tennessee e Virgínia Ocidental. Não chega para perturbar McCain, mas coloca-o em posição de assumir um cargo de relevo numa eventual administração republicana.
6. Entre os democratas, Obama teve mais vitórias (12 contra oito) mas Clinton conquistou os troféus mais cobiçados ao ganhar em Nova Iorque (Estado que já a elegera como senadora) e na Califórnia. Mas a ex-primeira dama, ao contrário do que pretendia, sai desta Super Terça-feira sem uma vantagem inequívoca. Pelo contrário, o Partido Democrático está dividido como há muito não se via. O que pode favorecer os republicanos em Novembro.
7. As vitórias de Obama no Illinois (o Estado que já o elegera para o Senado), Geórgia e Missouri, entre outras, confirma que se mantém em força nesta corrida onde já gastou milhões de dólares. Se há quem possa personificar a renovação, é ele - contra a continuidade (e o factor "experiência") de Clinton, a candidata favorita do sistema.
8. Obama quase monopoliza o voto negro, atrai grande parte dos jovens e da classe média-alta. Clinton obtém os seus melhores resultados entre os brancos do sul e os eleitores com menores rendimentos.
9. Bush ainda não se viu nesta campanha. Nem se verá. A virtual entronização de John McCain - talvez o seu maior rival interno - nas primárias republicanas constitui a suprema humilhação para um presidente que hoje praticamente ninguém quer ver por perto.
10. O senador Kennedy apoiou Obama, entre grandes parangonas dos órgãos de informação. Mas quem ganhou no Massachussets, o Estado do senador, foi Clinton. Os Kennedys já não são o que eram.

Etiquetas: