segunda-feira, outubro 15, 2007

Encontro ao fim da tarde


Encontrei o Adolfo Ernesto, de faces avermelhadas e com os bofes de fora, em plena busca por uns lombinhos de carne argentina num Pingo Doce ali para os lados do Arco do Cego. Poucos o saberão, mas foram dois irmãos portugueses que levaram as primeiras vacas até ao país das pampas. E foi isto mesmo o que lhe disse, após apertar-lhe com genuíno regozijo a mão algo suada. Sem que nada o fizesse prever, numa reacção incompreensível, logo desatou aos gritos comigo em pleno corredor dos lacticínios. Indiferente aos olhares, em especial os lançados por um simpático casal de lésbicas estupefactas e semelhantes a suricates que connosco partilhavam a secção dos congelados, vociferou que eu podia - palavras suas - «enfiar a tua retórica pedagógica à Hermano Saraiva no mesmo lugar em que se encontra o dicionário de rimas, ó poeta de peluche». De início, assustei-me deveras e alertei-o para a subida da tensão. Mas logo percebi o que realmente apoquentava o meu amigo de longa data (sou aliás um dos poucos a conhecer a causa da troca de diversos fusíveis no interior da sua larga cabeça): Confessou-me que o desabafo decorria da pressão de ter já, por duas vezes, colocado textos no Corta-Fitas com um sucesso incomensurável e dezenas de comentários. Sofria agora - explicou-me após sorver um chá de tília na pastelaria vizinha - de um daqueles bloqueios que surgem após um início tão auspicioso quanto criador de uma expectativa colectiva. Os leitores, e em especial as leitoras, aguardavam agora uma série de «postas» (ele diz mesmo assim, postas) ainda mais brilhantes do que as primeiras.
Confesso que, ao ouvir um dislate daquele calibre, reprimi a custo uma gargalhada tonitruante. Mas a expressão façanhuda, acentuada pelo cofiar nervoso da barba, não dava lugar a qualquer dúvida: O Adolfo falava a sério. Despedi-me prometendo que escreveria umas palavras aos leitores, preparando caminho para o seu regresso. Agradeceu-me, quase sorriu e o ânimo inchou-lhe o peito com a vontade férrea da escrita. Já sem olhar acenou-me apenas, enquanto escrevia as primeiras palavras da «posta» na toalha de mesa. Quais foram elas em breve saberemos.

Etiquetas: