sexta-feira, outubro 05, 2007

Cavaco dixit

"Há precisamente um ano, neste mesmo lugar, os ideais cívicos do republicanismo, enaltecendo a dimensão ética da cultura republicana e as exigências daí decorrentes, nomeadamente no que respeita à responsabilização dos titulares de cargos públicos e ao combate à corrupção. Decorrido um ano, registo que na Assembleia da República foram apresentadas múltiplas iniciativas legislativas visando aumentar a eficácia da luta contra a corrupção. Apelo a que os Senhores Deputados aprofundem o esforço já empreendido para concretizar, no plano legislativo, o ideal republicano de uma maior transparência da vida pública". Aníbal Cavaco Silva, no discurso de hoje do 5 de Outubro, nos Paços do Concelho.
- O recado é evidente: o pacote anti-corrupção que João Cravinho procurou lançar (e que o levou até a ser recebido em Belém) deve sair da gaveta e ser aplicado.

"A ideia de inovação social impõe-nos novas estratégias, conceitos e práticas para a satisfação de necessidades sociais. A ideia de 'inovação' não é um exclusivo das actividades empresariais. É possível inovar – e inovar socialmente – nos mais variados campos, incluindo a educação". Idem, ibidem
- Este é para quem distribui computadores aos sábados de manhã, actividade que aliás parece adorar. Registo que a ministra em causa, Maria de Lurdes Rodrigues, nem sequer estava a ouvir o discurso do PR, 99% dedicado a uma nova atitude na Educação.