domingo, abril 22, 2007

"Conta-me Como Foi"


A RTP1 estreia hoje a nova série "Conta-me Como Foi", adaptação do original espanhol Cuentame Como Pasó. Segundo o artigo do DN, trata-se de uma "série de época, que retrata a sociedade portuguesa desde o ano de 1968 e que requereu um trabalho intenso de investigação ao nível de cenários, roupas, linguagem, hábitos e costumes." A pesquisa documental e o processo de reconstrução da época esteve a cargo de Helena Matos.
Confesso não estar muito interessada na ficção (logo se verá), mas tenho curiosidade na reposição da época tanto pelos interiores, vestuário, mobiliário, como pelos exteriores e sobretudo pela linguagem, costumes e práticas socais. Penso que será sobretudo aqui que tudo se destrói e onde tudo começa. Eventualmente será um flash back para os soixante-huitard e um regresso para os nostálgicos dos sixties.
Para quem trabalha com documentação, será muito curioso observar como se trabalham as fontes e como da leitura de microfilmes e periódicos se reconstrói uma época. Suponho que tenham sido necessárias muitas horas de investigação, muitos exemplares e muita paciência. Segundo a investigadora, "a maior dificuldade foram alguns "preços difíceis de arranjar, para serem expostos na mercearia do bairro".
Neste regresso aos anos 60, esperemos que nos contem como foi.
.
NOTA: Alta para a série, para os actores, personagens, almofadas de veludo, robes acolchoados e para os "anti quê?" vindos de Paris.
Afinal a culpa era toda das revistas aos quadradinhos. O mal daquela invenção do mafarrico havia de vir mais tarde.

Etiquetas: