quinta-feira, janeiro 25, 2007

24 horas

O líder do PSD, Luís Marques Mendes, já saiu em defesa do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Carmona Rodrigues. Precisou, mais coisa menos coisa, de 24 horas para o fazer. A isto se chama uma decisão bem temperada.
Marques Mendes apelou à estabilidade na CML e à necessidade de a actual equipa cumprir o seu mandato, sabendo que está vigiado por vários lados neste caso concreto. Pelo PS, pela restante oposição camarária (que é bastante activa em Lisboa, com José Sá Fernandes e Ruben de Carvalho), por Maria José Nogueira Pinto e pela sombra dos santanistas. Até ver, e apesar de não ter gostado do episódio da Baixa-Chiado (que lhe custou os pelouros), Nogueira Pinto tem sido o garante dessa estabilidade. Carmona será presidente da CML até Nogueira Pinto decidir roer a corda com mais violência. Este caso das buscas revelou isso mesmo, tendo sido a vereadora a primeira a afastar a possibilidade de eleições antecipadas na CML.
Esta notícia também é relevante, pois demonstra mais uma vez (como no afastamento de Pedro Portugal Gaspar da Baixa-Chiado) o envolvimento directo de Mendes na crise da CML. Para já está a conseguir domar a fera, mas até quando? É que, se o "circo" der para o torto, também poderá sair ferido.