quarta-feira, novembro 22, 2006

Duplo critério

O Duarte já ontem mencionou este tema, mas acho que ele tem uma importância suficiente para não estar esgotado. A opinião pública assistiu, certamente com espanto, à polémica do Teatro Rivoli do Porto, que envolveu um obscuro grupo teatral e durou dias, motivando forte mobilização mediática. Na altura, fiz aqui um comentário crítico à posição de Rui Rio sobre o problema do financiamento público da cultura. Ontem, foi anunciado que não há dinheiro para a Festa da Música, que é provavelmente o maior evento cultural no País. Repito: o maior em dimensão, público, custo.
E, apesar disso, não há sombra de indignação. A notícia saiu em todo o lado, mas com pouco rasto de críticas ao Governo. O duplo critério é esmagador, de tão evidente. Rui Rio foi crucificado por muito menos.
No que respeita à política cultural e ao problema do financiamento da cultura, o fim da Festa da Música é um incidente nitidamente mais importante do que o escabeche no Teatro Rivoli.
Os media deviam reflectir sobre isto.
Permitam-me acrescentar que a Festa da Música era (com todos os seus defeitos) uma iniciativa ímpar. O interesse de muitos portugueses pela música clássica começou ali. Os melómanos não gostavam, pois a confusão não permitia apreciar tudo, mas aquilo era um evento popular e fez imenso pela cultura.