terça-feira, outubro 24, 2006

Mentirosos com sucesso

Há muito tempo que não lia uma entrevista tão estimulante. O filósofo americano David Livingstone Smith, autor do livro Why We Lie: The Evolutionary Roots of Deception and the Unconscious Mind (St. Martins Press, 2004), concedeu interessantíssimas declarações à revista brasileira Veja, garantindo nomeadamente: “Somos programados para enganar os outros desde os primórdios da humanidade. Seja para nos proteger, seja para levar vantagem. Quem mente com desenvoltura pode até sobressair entre os demais.” Citando uma investigação efectuada pelo psicólogo Robert Feldman, da Universidade de Massachusetts, Smith revela que “as pessoas contam três mentiras em cada dez minutos de conversa”. O caso mais flagrante, na sua opinião, é o dos políticos, que “mentem por profissão e continuam sendo ouvidos por milhares de pessoas.”
Outras opiniões de Livingstone Smith nesta matéria:
“Mente-se mais na política do que nos casamentos.”
“Bons mentirosos são mais populares e bem-sucedidos.”

“Os políticos são mentirosos profissionais. Mentem habilmente e têm consciência disso. Não estão preocupados em cumprir promessas. Mentem para se dar bem. Quando acreditam na própria mentira, o seu poder de persuasão torna-se infinitamente maior.”
“Acreditamos nas mentiras dos políticos porque é mais fácil e seguro para nos convencermos delas. Quando alguém diz com convicção que vai melhorar a sua vida, como não querer acreditar nisso?”
“Os políticos são brilhantes em distrair-nos com o que dizem. Aqueles que não conseguem mentir bem nunca chegam lá.”
Conseguiremos associar algum político português às frases aqui transcritas? Responda quem quiser.