quarta-feira, outubro 11, 2006

D. Camilo

Parece uma provocaçãozinha mas não é. Sou honesto: D. Camilo e o seu Pequeno Mundo, pelo fabuloso humorista, jornalista, romancista e militante democrata cristão italiano Giovanni Guareschi (1908-1968), é certamente um dos livros da minha vida. Por volta dos meus 11 ou 12 anos, fruto de uma educação conservadora, tive o inaudito privilégio de ler e rir "a bandeiras despregadas" com o primeiro volume desta pequena série, as aventuras e desventuras de um desenvolto pároco de aldeia e do dirigente comunista local, o D. Peppone, na Itália do pós-guerra.
Hoje não sei que apreciação e emoções a leitura deste livro (ainda há à venda?) desencadearia em mim. Se calhar até seria uma desilusão, mas que o irreverente Padre e o seu opositor Peppone convivem comigo na galeria dos meus heróis eternos, não tenho dúvida.

Etiquetas: