domingo, agosto 27, 2006

Little Italy

O estado a que chegou o futebol português diz tudo do que somos como povo. Há muito que penso que o nosso Estado e as nossas instituições estão cada vez mais ao nível de Itália. De toda a Europa comunitária diria mesmo que somos o País que, em vários aspectos, mais se tem assemelhado, e pelos piores motivos, à Itália corrupta, politicamente ineficaz e que tão má imagem dá de si mesma. Mas em ponto pequeno. Copiamos só o pior, obviamente. Não fabricamos Ferraris, só que também ainda não temos a máfia. Aqui é tudo em ponto pequeno, temos o político malandro, o dirigente desportivo que mexe cordelinhos e o funcionário público que ostenta mais do que o ordenado que ganha.
A polémica em torno do Belenenses, Gil Vicente e Leixões ficarem na primeira ou na segunda divisão do nosso futebol é mais uma demonstração disto mesmo. Começa o campeonato e, tal como sucede em Itália (onde a Juventus também recorreu aos tribunais comuns, colocando tudo em suspenso), temos tudo baralhado. Os clubes portugueses e a selecção nacional, tal como em Itália, correm o risco de ficar interditos de participar em jogos oficiais. Porque houve um clube, cá o Gil, em Itália a Juve, que achou que a justiça "futeboleira" não era suficiente e recorreu aos tribunais da gente normal. E lá vem a denúncia do costume, que geralmente não vai para além disso: Houve "pressões", fala-se num ou noutro nome, mas fica tudo na mesma...
Já era tempo também do futebol (e a UEFA) não ser um mundo à parte. Ter leis à parte, isenções fiscais que nós não temos. E de descer à Terra.

P. S. - Já que me deu para isto: A vitória de ontem do Sporting fez-me um pouco mais feliz.