sexta-feira, agosto 11, 2006

Cavaco sobre o Médio Oriente

Hoje damos uma ajuda ao excelente Bloguítica para resolver esta questão que o tem apoquentado, assim como a alguns dos nossos leitores. Foi ao 31.º dia...
Quem achava que o Presidente da República, Cavaco Silva, ainda não se tinha pronunciado sobre a questão do Médio Oriente e a crise entre Israel e o Líbano, enganou-se. Pode não ter ido muito longe - nem tem que o fazer, porque isso caberá ao MNE e, no limite, ao primeiro-ministro -, mas o facto é que o Presidente disse o que pensava sobre o escalar do conflito. Mas um PR não é um comentador de política nacional e internacional, para isso já bastam alguns conselheiros que o fazem e em prime-time. Agora, ninguém o impede de ter opinião: "É muito, muito perigoso para o mundo. O nível de conflitualidade que se atingiu no Médio Oriente é seriamente preocupante e espero bem que rapidamente a comunidade internacional faça sobre as partes a pressão necessária para que se volte às negociações".
"Os países do G-8 vão reunir-se e espero que seja posta aí a pressão para pôr termo a esta escalada de guerra", disse ainda o PR no dia 14 de Julho, de comboio a caminho do Algarve. E com os jornalistas por perto, como se pode atestar aqui e ali.
Pode ter sido pouco ou muito, preto ou branco, mas falou. Pode é não ter tido o eco que muitos desejariam.
E por hoje, Paulo, cessamos aqui as nossas "hostilidades", não?

Respeitosos cumprimentos do seu leitor atento,
FAL