O ópio do povo (32)
A selecção portuguesa qualificou-se para as meias-finais do Mundial mas nem assim O Trio d'Ataque, da RTP, abrandou nas habituais críticas a Scolari. Horas depois do Portugal-Inglaterra, lá estava António-Pedro Vasconcelos de nariz franzido e dedo apontado ao brasileiro que já se sagrou campeão do Mundo e vice-campeão da Europa: "Como é que entra o Postiga e não o Nuno Gomes?" Para o cineasta que ficou célebre por rodar O Lugar do Morto, entre os portugueses "não houve ninguém que brilhasse por aí além." Categórico, Vasconcelos concluiu: "Portugal ainda não acertou, ainda não mostrou um bom futebol." Valha-nos ao menos que "a Senhora de Caravaggio vela por nós".
Jorge Gabriel também não estava nada entusiasmado. O apresentador televisivo que sonha ser treinador de futebol não ficou bem impressionado com a "exibição suficiente" dos portugueses em Gelsenkirchen. "Foi um jogo sofrível dos quartos-de-final", sentenciou o perspicaz Jorge, deixando claro que a vitória portuguesa não lhe encheu as medidas.
Vou continuar a seguir com atenção o que dizem estes clarividentes comentadores. Se Portugal (por mero acaso) conquistar o Mundial, lá estarão eles a resmungar em directo, criticando as opções do treinador e a equipa que "não joga para o espectáculo". Para a próxima, Scolari devia convocá-los. Espectáculo é com eles...
P. S. - No Dia Seguinte, da SIC Notícias, o impagável Guilherme Aguiar também se mostrou no seu melhor: ao vê-lo ontem à noite com cara de enterro, nem parecia que Portugal já está qualificado para as meias-finais. "Achei um jogo sem grande emoção", tossiu o homem do cachecol azul e branco. Simplesmente genial.