quinta-feira, maio 04, 2006

Um autor: Fernando Pinto do Amaral

Fernando Pinto do Amaral (1960) é sobretudo ensaísta e poeta, mas edita agora uma colecção de contos que o coloca, de imediato, na linha da frente da prosa portuguesa. Área de Serviço e Outras Histórias de Amor (ed. Dom Quixote) é um livro constituído por textos geralmente surpreendentes, elaborados a partir de pequenas observações poéticas e, em vários casos, de poderosas divagações sobre a natureza humana.
O tom é simples e contido, oscilando entre ironia e estranheza, num perpétuo interrogar de uma realidade enganadora. O autor fez várias experiências técnicas, mas concentrou-se acima de tudo na humanidade e diversidade das suas personagens.
Não se deve escrever sobre um livro antes de o ler todo, mas confesso o meu entusiasmo por esta colecção de contos, pelo que não me contive em opinar sobre ela. Duvido que os três textos que me falta ler desmintam a impressão causada pelos outros 15. Gostei sobretudo de Fim-de-semana, Anjo Azul e Tsunami, mas podia citar aqui mais cinco ou seis excelentes exemplos da arte da ficção curta, que a nossa literatura infelizmente pratica pouco. O livro de Fernando Pinto do Amaral acaba de chegar às livrarias e este leitor encantado recomenda-o vivamente.