quarta-feira, maio 10, 2006

Maternidades e o tigre celta

O post do Pedro sobre as maternidades trouxe-me à memória uma conferência a que assisti há mais de um ano a propósito da Irlanda.
O orador convidado era um politólogo irlandês, o Pedro Magalhães lá do sítio. Lembro-me que sem grandes floreados explicou como começou o milagre do tigre celta, nos anos 70/80, quando o país andava atolado em défices, desemprego e recessão. Começou com um convite a um prestigiado professor de finanças que impôs três condições: apoio inequívoco do chefe de Governo, guarda policial 24 horas por dia e demissão ao fim de três anos com exílio garantido em Bruxelas.
Esse ministro das Finanças entrou a matar. Despediu funcionários públicos e cortou nas despesas do Estado ao ponto de encerrar - não maternidades - mas hospitais inteiros... Ah, já me esquecia, além disso este ministro baixou os impostos para todos. Ah, já me esquecia outra vez, além disso os dois principais partidos fizeram um pacto de regime sobre finanças.
Hoje todos nós sabemos qual é a situação da economia irlandesa. À luz disto, parece que os erros deste Governo pouco têm que ver com o encerramento de 12 maternidades.