segunda-feira, janeiro 14, 2008

Já agora também quero ter um código de barras, s.f.f.



Filmam-nos. E seguem-nos os movimentos (através dos mais variados expedientes, que vão desde a Internet, até aos registos de consumo das empresas). Há especialistas que se dedicam a isto, licenciaturas que ensinam o know-how.
Uma vez traçado o nosso perfil, damos entrada nas estatísticas, que por sua vez apontam tendências. Chegados a este ponto procuram antecipar-se e adivinhar os nossos pensamentos. Depois o mercado adapta-se às nossas presumíveis necessidades e expectativas. É esse o objectivo final do processo.
Ah, é verdade, entretanto dão-nos um nome. A TNS World Pannel identificou cinco tipos de consumidores: o egoísta (narcisista, preocupado com a imagem e que cresceu em sociedades de bem-estar), o étnico (valoriza o mundo global e mestiçado, a origem e a tradição), o ético (sensível ao comércio justo, às causas e à responsabilidade social), o ecológico (procura o autêntico e a Natureza, evidenciando preocupações com a sustentabilidade do planeta) e o e-consumidor (ligado às tecnologias e transversal aos restantes traços centrais). Reconheceu-se nalgum destes tipos? Então é porque deve estar out! Leia mais na última edição do Expresso (link não está disponível).