segunda-feira, dezembro 03, 2007

Para onde foram os tais portugueses?

Foi na reunião de condomínio, no meio de conversa cordial, que o meu vizinho sérvio declarou:
- Os portugueses são o povo mais fechado que eu conheço. Não se misturam com ninguém...
Nós, os restantes condóminos, erguemos um sobrolho em uníssono. A frase perturbou o resto da reunião. No meio de clichés sobre "les portuguais ont creè le métis", mais os Descobrimentos, mais a vocação secular para nos misturarmos e por aí fora, lembrei-me dos portugueses que conheci no Luxemburgo, discriminados e desconfiados, dos meus primos emigrados na América, da comunidade portuguesa do Quebeque, parada no Portugal rural dos anos 60, e num encontro que tive há quatro anos com um elemento da embaixada portuguesa em Argel, a quem perguntei quantos portugueses residiam ali e que respondeu com uma frase que começava assim: "Há uma senhora aqui a 60 quilómetros, que acho que tem um filho..."
O sérvio é bem capaz de ter razão.