quinta-feira, dezembro 20, 2007

O melhor 'blogger' do ano


FRANCISCO JOSÉ VIEGAS
Foi uma escolha quase consensual no Corta-Fitas, embora tenha havido votos noutros bloguistas. Mas a maioria recaiu no autor do blogue A Origem das Espécies. O FJV é já um veterano da blogosfera, mas demonstra ter sempre algo de novo a dizer. Não pretende dar lições de moral aos outros nem fala com a sobranceria de alguns conselheiros da nossa praça. Mas também não foge à polémica sobre os mais diversos assuntos. O blogue dele é assim mesmo: variado, divertido, inteligente, com alguma malícia, com boa prosa - e sem prosápia nenhuma. Politicamente incorrecto. Fala de cultura, de comida, de futebol, de viagens, da chuva e do bom tempo. Da vida, enfim. Escrevendo bem sem maçar ninguém, o que é uma das regras de ouro deste meio de comunicação.
Um dos motivos que nos levou a elegê-lo foi o lançamento, em 2007, do seu livro Algumas Distracções (edição Quasi), em que recolhe alguns dos melhores textos publicados n' A Origem das Espécies e num blogue anterior, Aviz. É um livro notável. Pela escrita desenvolta, pela capacidade argumentativa. E também pelo grande naipe de temas que apaixonam o autor, que aqui se revela um verdadeiro criador e cultor de aforismos.
Seleccionei alguns, que passo a transcrever. Com a devida vénia:
"Nada é relativo."
"Tirar um bocadinho os pais da escola era prestar um grande favor ao ensino."
"A privacidade é o maior dos bens no universo público."
"Tratar toda a 'opinião desfevorável' como uma ameaça iminente é uma coisa desprezível, que retira toda a dignidade à ideia de governar."
Pois, Francisco: nada é relativo. Por isso é com muito prazer que anuncio esta escolha. O prémio é um convite que desde já fica feito para te juntares a nós no próximo jantar do Corta-Fitas. Num daqueles restaurantes de que gostas - e nós também.

Etiquetas: