terça-feira, novembro 06, 2007

A Corrente ainda mexe…

Desafiada pelo Nuno Ramos de Almeida, do 5 Dias – que no seu registo de bom humor já me perguntou se o livro escolhido é um Manual de Puericultura –, cabe-me continuar a corrente “quinta linha, da página 161 de um livro ao acaso”, que nunca é bem ao acaso… Poderia escolher vários títulos. Um dos dois ou três que andam no carro, dentro do porta-luvas, prontos para qualquer fila mais demorada, ou virar-me para os que estão na prateleira como favoritos, os que não posso deixar de ler ou um dos que me parecem mais inofensivos, daqueles que saem pouco do lugar e acumulam mais pó. Ok, é verdade, também podia ter escolhido a página 161 do Manual da Gravidez - Semana a Semana, que está em cima do sofá, mas essa página já eu passei pois diz respeito à 16ª semana de gestação.
Opto por abrir o livro que anda na minha mala, misturado com agendas moleskine, telemóvel, gloss, perfume, e todo um universo contável e não contável, que cabe na mala de uma mulher. O lápis marca a página 129 da Louca da Casa, de Rosa Montero, mas lá me adiantei até à 161. E a quinta linha dita assim: “…pedimos um jantar opíparo ao room service. Nem o provámos. Outra das vantagens da idade: não é preciso fingir orgasmos, não é preciso gritos desnecessários e, em geral, já se sabe onde se deve colocar os cotovelos e os joelhos. Não nos sobrou nenhuma articulação nessa noite.” E eu que evitei ir à página 161 do livro “História do Orgasmo”…
É comum ouvir falar deste fingimento. Será que se finge assim tanto? A autora e ex-jornalista tem mais uns aninhos do que eu… lá saberá o que escreve.
O livro é autobiográfico e, entre muitas ideias, retrata muito bem o que é o ofício de escrever.
Mandam as regras que passe agora a bola a mais cinco colegas. A cadeia estende-se a: Teresa Ribeiro, Manuel S. Fonseca, Miguel Portas, Fernando Alvim, Paula Lee.

Etiquetas: