terça-feira, setembro 11, 2007

A irreprimível nostalgia do estalinismo

A pretexto do 90º aniversário da Revolução de Outubro - uma das mais dramáticas efemérides do século XX - o PCP usou a recente Festa do Avante! para fazer a glorificação de Estaline, acolhendo as mentiras e as mistificações da propaganda oficial do Kremlin dessa época. A revista da festa comunista reproduz quatro páginas de fotos soviéticas que mostram uma população trabalhadora alegre e feliz em plena ditadura estalinista.
Vale a pena transcrever aqui as legendas. Melhor do que todas as proclamações politicas, elas traduzem fielmente o pensamento dos actuais dirigentes do PCP. Façam o favor de apreciá-las:

1. Jovem trompetista, 1930. O avanço cultural das mais amplas massas do povo russo foi, em si mesmo, uma importante conquista de Outubro.
2. Colheita, 1937. A colectivização, ao garantir trabalho e terra a milhões de camponeses soviéticos, foi uma das mais profundas transformações revolucionárias da Revolução de Outubro.
3. Maternidade feliz, 1935. A nova vida da Rússia Soviética, em todos os seus aspectos, foi alvo das objectivas dos fotógrafos.
4. No voo, 1936. O socialismo trouxe avanços cientifico-técnicos sem precedentes na indústria, na medicina, na engenharia aeronáutica ou aeroespacial. Na foto, uma jovem aviadora observa um dirigível.
5. Komsomol ao leme. Complexo de celulose, 1931. A industrialização tirou a Rússia do feudalismo, tornando-a num dos mais avançados países do mundo. Nesta como noutras conquistas, a juventude esteve na primeira linha.

Recapitulando a matéria dada: Estaline, esse herói, "tirou a Rússia do feudalismo". Distribuiu terra por "milhões de camponeses". Proporcionou o "avanço cultural das mais amplas massas do povo". Gerou "avanços cientifico-técnicos sem precedentes" na indústria e na medicina. Imaginem: com Estaline, o "pai dos povos", havia até uma "maternidade feliz".
Ai que saudades, ai, ai...