quarta-feira, julho 04, 2007

Prémio de Gestão para Metropolitano, um 'must'


Já há muito que uma percentagem razoável dos utentes do Metropolitano de Lisboa que usam passe se habituaram a pagar bilhete no dia 1 de cada mês, evitando assim as longas filas que se formam nesses dias para fazer o carregamento dos cartões. Desde que essa rotina se instituiu sempre me interroguei sobre quanto é que o Metro encaixava com estas contribuições forçadas dos meninos que têm aulas cedo e não podem apanhar falta ao primeiro tempo e dos que não querem chegar atrasados ao emprego por culpa de um sistema que certamente poderia funcionar mais a contento dos seus utilizadores.
Não satisfeita, a administração do Metro decide agora alterar as regras para muito pior: a partir de meados de Junho, os utentes só podem carregar os cartões do passe em quatro estações. Resultado: Se as filas eram grandes, agora são imensas. Se a situação era incómoda, agora é inqualificável.
Só que vendo a coisa pelo lado da gestão, facilmente se conclui que se o encaixe que o Metro fazia no dia 1 de cada mês era elevado, agora será muito maior! É um autêntico ovo de Colombo esta ideia, que devia até ter direito a prémio. Proponho já um: o da Chico-espertice 2007. Que tal?