quinta-feira, maio 31, 2007

Com tranquilidade?

Com um nono lugar entre os países mais tranquilos do mundo, temos também um Estado que é o pior pagador entre os países da UE com um prazo médio de 5 meses no cumprimento das suas dívidas. De acordo com o relatório da Intrum Justitia, 13% das PME estão em risco de fechar. Isto, é evidente, não é asssunto que o Governo mencione no debate parlamentar. É muito sexy falar do sucesso alcançado pelo pagamento célere de serviços e impostos pelos cidadãos através da internet, mas muito pouco confortável explicar como pretende o Estado fazer o mesmo.
Não é com tranquilidade que os credores (PME e não só) aguardam. É com receio. Sabem que estão metidos num ciclo de dependência, o qual pode originar que aqueles que protestam ou exigem o cumprimento dos prazos percam o próximo concurso ou oportunidade. Entretanto, os fornecedores dessas empresas aguardam também, num processo em escadinha descendente que espirala dívidas por aí fora e enche os bolsos das empresas de factoring e leva ao endividamento bancário.
Na Noruega, segundo sei, o prazo máximo de pagamento de facturas é de 15 dias. Depois disso, a conta do devedor é congelada até à resolução da dívida. A Noruega é o país mais tranquilo do mundo. Acredito que seja. Tem dois orçamentos e a segurança social paga até daqui a uma brutalidade de anos à conta das receitas do petróleo. Que nós sejamos os nonos é que já me provoca maior cepticismo. Acho é que tomamos muitos anti-depressivos.