quarta-feira, novembro 29, 2006

Francamente

O PS de Vila Franca de Xira tem o sentido de humor de uma retro-escavadora enxertada com o cérebro do Noddy. Leio, numa notícia assinada no Público por Jorge Talixa, que o Ministério Público «decidiu constituir arguido» o ex-presidente da Concelhia do PSD local, Rui Rei (não confundir com Rui Rio - eh,eh, já vos estraguei os trocadilhos).
Aconteceu que cinco senhores socialistas se queixaram de uns cartazes de rua que «incluíam expressões como dolorosa, polvorosa e vagarosa». Certamente pensando que quem não sente não é filho de boa gente - e sabendo que o polvo é um animal com poucas simpatias, excepto quando cozinhado à lagareiro ou com arrozinho malandro (eh pá, escrevi agora “malandro” mas foi sem querer) - os senhores sentiram-se. Porque era ofensivo e punha em causa a honorabilidade e tal. A imagem que acompanhava os cartazes era a de uma rosa com GRANDES espinhos.
Ora, esta atitude é muito parvinha (e agora já podem processar-me porque foi de propósito). Não sei quem fez a campanha mas o PSD perdeu, o que diz algo sobre a sua eficácia apesar da sintética jocosidade. O PS ganhou mas, mesmo assim, processaram o senhor para absolutamente nada, como é bom de ver, além de darem trabalho ao tribunal local e perderem tempo que pelos vistos lhes sobra. «O Ministério Público decidirá se deduz ou não acusação contra Rui Rei», de acordo com a notícia. Espero sinceramente que decida não o fazer. Estas coisas em campanha respondem-se na mesma moeda. O PS devia era ter feito cartazes com as frases «Não queremos uma vila com o Rei na barriga», ou «O que o Rei quer é o bolo». Humor com humor se paga.