quarta-feira, agosto 30, 2006

Duas imagens valem mais do que...

Já estou a ver o José Falcão a deitar os bofes pela boca depois de abrir o JN e o SOS Racismo a manifestar-se logo à tarde. O jornal, na sua capa da Edição Sul, ostenta uma fotografia onde um polícia numa mota, com óculos escuros, interroga sobre qualquer coisa um cidadão preto que espreita pela janela (Eu vivi em África e por isso escrevo a palavra «preto» sem complexos).
«Agentes passam a usar motas para vigiar ruas e becos de Alfama», subintitula o jornal.
Como se não bastasse, lá dentro, na abertura do Caderno, vem outra foto. Mas nesta o mesmo agente da autoridade ri-se desbragadamente ao lado de duas senhoras brancas e gordas (também me recuso a escrever «obesas»), perfeito exemplo da população que a PSP pretende proteger de pessoas, imagino eu, parecidas com o senhor da capa.
Se calhar estou a embarcar numa teoria da conspiração, mas que acho isto pleno de subentendidos, lá isso acho.