sexta-feira, julho 07, 2006

Nem bom vento...

O mercado financeiro está em suspenso. O Santander anunciou para daqui a a duas horas (17.15) uma conferência de imprensa sobre «algo muito importante para Portugal». E algo me diz que Portugal não vai gostar da notícia.
Especula-se sobre uma OPA ao BCP ou uma Contra-Opa ao BPI. Se for o primeiro caso, o assunto ganhará rapidamente uma componente política, pelas implicações de colocar o maior banco privado português e cerca de 35% do nosso sector bancário sob ameaça de tornar-se espanhol.
Pode hoje ser sexta-feira. Mas há muitas pessoas que só regressarão a casa ainda mais tarde do que o habitual.

ACTUALIZAÇÃO: Como escreveu um anónimo nos comentários, «afinal a montanha pariu um rato». Com efeito. Independentemente das qualidades de gestão de Horta Osório, o modelo de comunicação escolhido para anunciar a sua saída para o Abbey National foi desproporcionado e roçou o risível.
Acredito que no Santander se tenham rido com a especulação que geraram no mercado e na sua concorrência. Mas, se fosse um dos jornalistas obrigado a ir a uma conferência de imprensa para ouvir algo supostamente «muito importante para Portugal» e que podia ter sido anunciado num comunicado, sentia-me gozado. Aliás, sinto-me gozado na mesma.