quinta-feira, junho 08, 2006

O ópio do povo (7)

Hoje, por mero acaso, sintonizei no carro um daqueles serviços noticiosos especiais dedicados ao mundial e a dada altura não quis acreditar no que ouvi. Durante uma conferência de imprensa com dois jogadores da nossa selecção (no caso, Deco e Fernando Meira), há um funcionário qualquer da FPF que interrompe as perguntas dos jornalistas acreditados para o mundial e pede "privacidade" para alguns momentos da equipa. Chega a dizer - depois de um jornalista mais afoito ter questionado um dos jogadores sobre um suposto "raspanete" de Scolari, que terá pedido mais empenhamento no treino - que há momentos que não são para ser gravados, transmitidos e que os órgãos de comunicação social têm de respeitar a tal "privacidade" da selecção nacional. Diz ainda que há leis que regulam a captação de imagens e sons não autorizados.
Depois deste infeliz episódio, seguramente um "raspanete" aos jornalistas acreditados para seguir a selecção das quinas, oiço duas ou três perguntas muito politicamente correctas, mas não descortino um único repórter que ponha em causa o que tinha acabado de ouvir em directo. Perguntam a Deco se está a controlar bem os níveis de ansiedade para o jogo com Angola, perguntam a Meira qualquer coisa de circunstância... Mas sobre o o pedido de maior "privacidade" nada. Zero. Mas o que é isto?

P.S. - Parece que o Deco se lesionou no treino. Perdão, sofreu um ligeiro toque e seguramente estará a 100% para o jogo com Angola. Se não estiver, também é melhor não perguntar ao médico da selecção. Temos que respeitar a "privacidade" do jogador, da equipa médica e, sobretudo, resguardar as opções do mister Scolari e não dar munições aos adversários. Não especulemos, sim?..