terça-feira, junho 27, 2006

Euro? Milhões!

Imaginemos que a notícia, no DN de hoje, de que o Estádio Algarve custa anualmente às Câmaras de Faro e Loulé 17 milhões de euros/ano tinha sido enquadrada numa paisagem mais geral e desoladora.
Que o jornal nos mostrava quanto custam por ano todos os estádios municipais do Euro 2004, que comparava os projectos megalómanos das Empresas Municipais para estes espaços (com palcos para espectáculos rock, hotéis, centros comerciais, centros desportivos para isto e para aquilo) com a realidade opaca e constrangedora que é esta. Que listava o dinheiro que entrou e para onde saiu.
Há muito que deixou de estar em causa quanto custou esta brincadeira onanista. Agora está em causa quanto custa e como pode deixar de custar.
É por estas e por outras faltas de estratégia, transparência e planeamento a longo prazo que, quando me falam de regionalização, puxo logo da pistola.

Adenda: Um anonymous chamou a atenção e com toda a pertinência. O valor referido no corpo da notícia de 1,7 milhões deve ser o correcto e o do título (17) errado. Seja como for, cerca de 350 mil contos ano em moeda antiga é um balúrdio.