sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Retrato a branco e tinto

Nem imaginam onde a discussão sobre o regicídio nos levou. Noite de revelações, ontem descobrimos entre nós, calculem, um monárquico com raízes trotskistas e um republicano com simpatias miguelistas. Sentado à minha frente o Luís Naves remexia-se na cadeira pensando certamente que o seu amigo, Adolfo Ernesto, é que devia estar ali, a dar o seu contributo bipolar, a tão animada discussão.
Comparecemos quase todos (infelizmente a Isabel não pôde vir). Até a Inês, retida em casa pela sua gravidíssima condição, fez questão de provar, via telemóvel, que também em espírito se sentava à mesa mais animada do restaurante Farta Brutos (na foto), que nos acolheu com enorme desvelo.
Do menu constaram beringelas panadas, cogumelos salteados, pataniscas e alheira como entrada, seguidos de arroz de peixe à poveiro e perna de galo com vinho tinto. Só o Luís, sentindo-se, quem sabe, dividido entre o arroz e o galo (influências do seu amigo ausente, claro está), resolveu o dilema escolhendo para si um bife de peru recheado, que o deixou, posso testemunhar, encantado.
O repasto terminou da melhor forma, com um leite creme de elevadíssimo gabarito, papos de anjo e fruta. A reputação desta casa centenária foi, asseguro-vos, bem defendida pela mão da cozinheira e pelo visível apetite de todos os comensais.
As special guest stars também não defraudaram as nossas expectativas. Francisco José Viegas e Marta Rebelo rivalizaram na simpatia e boa disposição. A Marta, que já sabia ao que vinha, defendeu-se com fair play das nossas insistentes provocações de cariz, digamos, socratiano e o Francisco, fazendo jus ao título de blogger do ano, falou com igual entusiasmo de livros, blogues, política, História, gastronomia e futebol.
Para assinalar convenientemente a data impunha-se um discurso, pelo que Pedro Correia, um dos fundadores do Corta-Fitas, foi investido dessas funções, que cumpriu com a desenvoltura que lhe reconhecemos. Por fim, selámos os votos de longa vida para o CF a brindes de tinto (Tuella) e branco (Planalto) ambos da região do Douro.

E pronto. O nosso bebé fez dois anos... qualquer dia já anda a pedir-nos as chaves do carro! Como o tempo passa!

Etiquetas: