segunda-feira, janeiro 07, 2008

Onde é que já ouvi isto?

Muito se falou no discurso de Obama após a sua primeira vitória. Que fora empolgante, visionário, mesmo o que a América estava a precisar de ouvir e etc e tal. A mim, pareceu-me just full of bullshit. Uma bullshit impecavelmente embrulhada e treinada, num discurso de copy/paste de fragmentos retirados entre os melhores. Como exemplo, leiam a seguinte frase: «I have news for the forces of greed and the defenders of the status quo: your time has come - and gone. It's time for change in America». Quem pensam que a proferiu? Obama? Nope! Um senhor chamado William Jefferson Clinton, o qual viria a sentar o presidencial traseiro no Oval Office sem que nem por isso as forças da ganância tenham visto o fim dos seus tempos, ou o status quo tenha sido modificado.
Quanto mais Obama fala em «change», apoiado pelos milhões de dólares que recebeu em donativos e por essa Oprah que é uma das mais eficazes manipuladoras de emoções do planeta; quanto mais promete o fim da dependência do petróleo, da extinção da lógica da guerra e despesas de armamento, mais demagógico me soa. Um provérbio brasileiro diz que devemos desconfiar sempre de duas coisas: «Pata de cavalo e promessa de político». A mim, parece-me um conselho ajuizado. Neste caso concreto, só se Obama tivesse a equitação como desporto preferido é que eu estaria ainda mais céptico.