terça-feira, novembro 27, 2007

O inspector martelada


Noutro país, as declarações do desembargador António Clemente Clima ao Expresso, numa excelente entrevista conduzida pela jornalista Valentina Marcelino, já teriam produzido consequências. Uma demissão, por exemplo. Ou duas. Ou um caudal de polémica. Mas foi quase como se o inspector-geral da Administração Interna não tivesse dito nada.
A verdade é que disse.
Frases como estas:

"Há por aí muita impertinência, muita intolerância, muita impaciência da parte da polícia. O que significa incompetência. E ainda mais intolerável é a atitude das chefias."
"Temos tido alguns problemas na GNR, com perseguições iniciadas por motivos que me parecem inadequados, como por exemplo, por passar um sinal vermelho. (...) A autoridade não se defende a tiro. (...) Não podemos ter como resultado de uma infracção de trânsito a pena de morte."
"[Alguns] jovens oficiais da GNR encaram o cidadão como o inimigo."
"Há por aí muita 'cowboyada' de filme americano na mentalidade de alguns polícias. Muito gosto na exibição da pistola. Muito gosto por andar à paisana. (...) É preciso muito cuidado com estes agentes policiais que andam à paisana, muitas vezes armados em agentes da PJ, fazendo um trabalho descontrolado."

Depois disto, nem ao menos o "rigoroso inquérito" do costume?

Etiquetas: ,