terça-feira, outubro 16, 2007

Uma verdade inconveniente

Quando o escândalo Casa Pia rebentou nunca esqueci aquelas palavras de Catalina Pestana: "Quando se souber..." (nessa altura ainda todos pensávamos que iríamos saber...) "...todos os nomes implicados neste processo será um terramoto de grau..." (já não me lembro qual o grau, mas era elevado).
Fiquei eu, como a generalidade das pessoas, à espera dessas revelações, mas nada. Em entrevista dada ao semanário Sol, a antiga provedora da Casa Pia já reformulou a frase, frisando que se soubesse toda a verdade haveria um terramoto de consequências devastadoras.
Logo um coro de vozes se ergueu a criticar a sua irresponsabilidade, visto que não tem como provar as insinuações que faz. Seja como for gostei que ela tivesse voltado ao assunto, para reavivar a nossa memória, recordando que afinal os visados conseguiram levar a melhor, silenciando tudo e todos.
Não tenho dificuldade em acreditar em Catalina Pestana quanto à intensidade do putativo terramoto. Só gente com muito poder conseguiria, qual Houdini, escapar das teias da lei quando tudo parecia irremediavelmente perdido.