sábado, outubro 20, 2007

Quem semeia ventos...


Muito curiosa a notícia assinada por António Costa e Maria Ana Barroso hoje no SOL, sobre a crise no BCP. Curiosa porque fala de um «cenário que parece remoto» mas com diversos detalhes. Em resumo, que uma eventual fusão BCP/BPI preocupa o Governo devido ao peso do La Caixa no banco liderado por Fernando Ulrich, «colocando em causa os centros de decisão nacionais». A notícia fala, até, de um possível «desmembramento» do Millenniumbcp a repartir pela Caixa Geral de Depósitos e o BES.
Para quem não se recorda, este Governo «preocupado» é o mesmo que fez orelhas moucas ao argumento dos centros de decisão e à necessidade de criação de um grande banco português com dimensão ibérica, quando tomou a decisão política de não se envolver na OPA lançada por Paulo Teixeira Pinto ao BPI. Mais ainda, este Governo foi o mesmo que deixou Vítor Constâncio dar luz verde ao aumento de capital do La Caixa no BPI, apesar das características muito especiais do banco mutualista catalão, da ausência de apresentação de um plano estratégico justificativo e das afirmações dos responsáveis do La Caixa de que o BPI seria o seu «braço comercial» em Portugal. Este Governo foi o mesmo que assobiou para o lado quando tudo isso aconteceu e a OPA, obviamente, morreu às mãos do Banco de Portugal.
Agora estão preocupados com os centros de decisão nacionais? É bonito, sim senhor. Mas muito pouco credível como argumento. Importam-se de apresentar outro, com menos spin e maior dose de realidade?
Adenda: Só agora li o Expresso. Capa do caderno de Economia, artigo de Christiana Martins: «A Caixa Geral de Depósitos poderá ser o accionista maioritário de uma nova instituição, com a missão de garantir que o Estado não perderá a capacidade de decidir o destino de empresas estratégicas para o interesse nacional, como a REN ou a EDP». Outro accionista falado é a Parpública. «O assunto está a ser tratado com o máximo sigilo», escreve a Christiana. Ah está? Não parece, mas quem sou eu para dizer o contrário. Só sei o que leio nos jornais do dia.

Etiquetas: ,