sábado, junho 16, 2007

Caro Michele

Você estragou-nos com mimos ontem à noite.
A começar na mesa onde ficámos - aquela redonda, num canto da sala -, sem dúvida a melhor do seu restaurante. E teve o supremo requinte, certamente em consideração a nós, de manter o Mezzaluna livre daquela fauna política que por vezes comparece ao jantar, perturbando o paladar de um bom gourmet.
Você estragou-nos com mimos, dizia. Mas as duas meninas estreantes nestes jantares do Corta-Fitas, a Cristina Ferreira de Almeida e a Maria Inês de Almeida (no relation, como costumam dizer os americanos), bem mereciam esses mimos. A começar no kir royale que tomámos de aperitivo - nas doses certas de champagne e crème de cassis, que fariam o ministro Mário Lino fazer uma prelecção de hora e meia sobre as vantagens de um aeroporto na Margem Sul. Até o Duarte Calvão, sempre tão exigente, elogiou os seus raviolis com farinheira e requeijão em cama de tomate e grelos salteados. A Isabel Teixeira da Mota ainda chegou a tempo de apreciar esta entrada, logo seguida do seu risotto de açafrão com gambas envolto em carpaccio de courgette. Bebia-se um Quinta de Cabriz branco, servido à temperatura ideal. Foi aí que a nossa Miss Pearls fez a revelação da noite, dizendo que nunca provou sardinhas assadas. Em mesa tão requintada, não estranhei tal confissão. O Francisco Almeida Leite fez também umas revelações políticas, que só não reproduzo aqui por manifesta falta de espaço. Já chegara entretanto o prato principal: spaghetti com pesto de tomate seco, frango, pinhões assados e parmesão fatiado. Iguaria que escorregou na companhia de um Quinta de la Rosa tinto, que nos fez duplicar os brindes ao futuro auspicioso deste blogue.
Faltava ainda aquela que o Luís Naves, capaz das fórmulas mais brilhantes, definiu como "a Casablanca das sobremesas italianas": zabaglione com licor de ginja. Inadjectivável.
Tudo isto para lhe dizer, meu caro Michele Guerrieri, que adorámos o jantar. Havemos de voltar para festejar não importa o quê. Faça o favor de ter uma garrafa de Moët & Chandon já de prevenção no frigorífico.