segunda-feira, maio 07, 2007

Algumas notas

1. Alberto João Jardim ganhou, como se previa, mas com um resultado que é o seu segundo melhor de sempre. Para quem alcança a nona vitória consecutiva, é obra superar a barreira dos 65%, um número pouco usual em democracia e que dá que pensar. Jardim sobe quase dez pontos percentuais em relação a 2004, atestando ainda que pode existir uma certa leitura nacional dos resultados, ao contrário do que Vitalino Canas, porta-voz do PS, veio dizer. Alberto João está acima do seu patamar não só porque Jacinto Serrão, líder do PS-Madeira, não existe, mas também porque há constestação a José Sócrates. Jardim concentrou em si o voto contestatário do centro-esquerda até ao centro-direita. Daí o CDS ter uma queda evidente. À esquerda, a CDU também sobe e passa a terceira força política.
Por mais que Sócrates tente esconder, Jardim demonstrou-lhe que não foi bem recebido na Madeira o corte de mais de trinta milhões de euros no Orçamento por causa da Lei de Finanças Regionais. Por isso Sócrates não teve coragem de ir fazer campanha à Madeira.
Já Marques Mendes, como previa, colou-se completamente ao resultado de Jardim. Não é bonito de se ver.
2. Em França, Nicolas Sarkozy ganhou e fez um discurso enorme na hora da vitória. Realce para o empenhamento na luta contra a miséria, para o aviso aos EUA para se esforçarem mais contra o aquecimento global e para o reforço do ideal europeu. Sarkozy mostrou-se preocupado com o frágil equilíbrio do Mediterrâneo e saiu-se com uma frase que não esqueço. Qualquer deste género: "A quem não ganhou hoje, respeito e um sorriso".
3. Cristiano Ronaldo é campeão de Inglaterra em futebol. E José Mourinho interrompe a sua série vitoriosa na primeira liga inglesa. Os dois foram peças-chave nos títulos alcançados. Um deles terá de mudar de clube e de campeonato.